Cachorros cuidam de Cãozinho amigo Atropelado até o resgate chegar e emociona o mundo

Por Geovane Souza

A imagem foi divulgada pela guarda municipal de trânsito e emocionou os moradores de Blumenau, em Santa Catarina e o mundo.

Três cães aparecem na foto, um dos quais acabou de ser atropelado. Os outros dois estão ali para protegê-lo, e eles estão por livre e espontânea vontade.

Publicidade

“Antes de chegarmos, os dois cães não deixaram seu companheiro antes de serem resgatados”, disse um guarda que participou da operação de resgate. “Eles estavam protegendo o parceiro”, acrescentou.

O caso foi registrado em Itoupava Norte e o veículo que atropelou o cãozinho, não parou para ajudar. O animal foi encaminhado ao Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Copread).

Obviamente, esses cães foram abandonados e vivem nas ruas da cidade.

Publicidade - OTZAds

O abandono de animais é uma questão que envolve autoridades sanitárias e entidades de proteção animal.

PARA VOCÊ:
Dona de "Gato ladrão" cria plaquinha para devolver itens aos seus vizinhos

Não abandone seus Pets

O Conselho Veterinário Regional de São Paulo publicou artigo atribuído à Organização Mundial de Saúde que estima que mais de 30 milhões de cães e gatos são abandonados no Brasil.

Atualmente, o foco da solução desse problema está quase inteiramente voltado para a castração e a vacinação.

“Há muito o que fazer. Essas ações isoladas são ineficazes a médio e longo prazo. Sem um plano sistemático completo e contínuo, não haverá avanços significativos”, disse o veterinário que cuidou do cãozinho atropelado.

Além dos problemas sofridos pelos animais em situação de rua, a população também pode ser afetada.

Publicidade

Segundo Adriana Vieira, presidente do Comitê de Saúde Pública do CRMV-SP, o contato direto com esses animais, mau cuidados, expõe as pessoas a um alto risco de doenças zoonóticas.

PARA VOCÊ:
Cãozinho rouba a cena em chá revelação, ao devorar bolo

“Outro risco é que esse animal criado na rua e sem muito contato humano, pode atacar e ferir quem tenta se aproximar. Isso sem falar em outras lesões em humanos, como acidentes de trânsito, nos poucos casos em que o motorista tenta se desviar do animal e acaba provocando outro acidente pior”, relatou Adriana.

O abandono de animais além de cruel é perigoso

Segundo o CRMV, é recomendável que população jamais abandone seus animais de estimação, além de uma atitude extremamente cruel com os animais, isso pode colocar a vida de outras pessoas em perigo.

Postagens Mais Recentes do IDE Jornal:

PARA VOCÊ:
Cãozinho diferente temia muito os Humanos, mas agora é amado por todos

Sempre entrar em contato com prefeitura para verificar se há algum serviço responsável pelo recolhimento ou cuidados com esses animais, sempre que os ver abandonado.

Publicidade

Enquanto o ser humano não adote políticas públicas realmente eficazes para enfrentar esse problema, os animais se protegerão o máximo possível. É o caso de Blumenau, e os dois não desistiram do companheiro.

Os animais amam de uma maneira que nós, humanos, parece que ainda não compreendemos.

Se você gostou dessa matéria, por favor, apoie nosso blog, Compartilhe! você já estará fazendo muito. Para compartilhar basta usar os botões abaixo. Obrigado 😀

Artigos relacionados