Orangotango Desesperado tenta impedir que escavadeira destrua a floresta onde ele mora

Por Geovane Souza

Enquanto a escavadeira descia de uma pilha de árvores derrubadas, o orangotango pulou em cima de um enorme tronco, tentando desesperadamente impedir a máquina com suas garras, que destrua a sua casa.

Publicidade

O animal tentou de todas as formas agarrar a escavadeira, mas deslizou sobre a pilha de árvores que costumava ser sua casa. Chovia forte e ele tremia, ele tentou subir novamente para continuar sua luta incansável.

Toda a floresta ao redor dele foi completamente destruída

Foi uma cena comovente gravada recentemente em Kalimantan Ocidental, na Indonésia, quando um trabalhador da construção civil demoliu parte da floresta Sungai Puteri, um habitat famoso para o orangotango de Bornéu criticamente ameaçado de extinção.

Publicidade - OTZAds

Felizmente, o International Animal Rescue (IAR) estava próximo e conseguiu resgatar e realocar o orangotango para uma reserva florestal remota. Mas seu comportamento desesperado mostra o quão longe esses animais são empurrados e repelidos pelas mãos humanas.

PARA VOCÊ:
Passageira abre janela de emergência pouco antes da decolagem

“Infelizmente, essas cenas estão se tornando cada vez mais frequentes na Indonésia”, escreveu o IAR no vídeo.” Os desmatamentos já dizimaram um grande número de orangotangos, seu habitat é destruído e os orangotangos simplesmente deixados para morrer de fome, felizmente nesse caso, conseguimos salvá-lo.”

A floresta Sungai Putri é um dos poucos habitats remanescentes para orangotangos em Bornéu, mas de qualquer forma enfrenta uma ameaça iminente da expansão das plantações de óleo de palma e outros desenvolvimentos.

Uma investigação recente do Greenpeace Indonésia revelou que houve pelo menos seis casos de desmatamento ilegal dentro e perto dessa área florestal específica. Essas operações ocorrem à noite, mesmo em áreas onde as mães orangotangos nidificam para criar seus filhotes.

Publicidade
PARA VOCÊ:
Cachorro aquece menina que estava prestes a congelar

Orangotango tenta desesperadamente impedir que a máquina destrua a sua casa

Desde a década de 1970, os orangotangos em Bornéu perderam mais da metade de seu habitat natural devido a operações de desmatamento como esta. Como se não bastasse ver suas casas destruídas, se os orangotangos fossem vistos tentando retornar às suas terras, eles corriam o risco de serem atingidos por bala, quando as plantações de dendê se tornassem ativas.

“Estamos em um ponto crítico para o orangotango de Bornéu, pois a Floresta Sungai Butri abriga uma das maiores populações desta espécie no mundo”, disse o diretor do projeto IAR, Karmele Llano Sanchez. “Sem esse habitat, com essas condições específicas, eles não podem sobreviver.”

PARA VOCÊ:
Mendigo faz festa para seus cachorros e gasta todo seu dinheiro

A IAR está trabalhando ativamente na Indonésia para proteger a terra onde os orangotangos vivem e proteger suas casas. Mas como as florestas continuam sendo o alvo dessas operações, elas precisam de toda a ajuda que puderem para proteger esses preciosos macacos.

Por favor, apoie nosso blog, Compartilhe! E você já estará fazendo muito por nós 🙂 Para compartilhar basta usar os botões do WhatsApp e Facebook. Obrigado 😀

Publicidade

Acredite se Quiser.. Esse é o carro da Sandra Annenberg… Saiba Mais!

Artigos relacionados